domingo, 21 de março de 2010

Estou chegando

Devo me mudar para Teresópolis até 31 de março. O apartamentinho já está alugado a partir do dia 25. Nesta bloguinha vou explicar por que troquei o Rio por Terê e mostrar o que me conquistou nesta cidade.

Alguns dados sobre Teresópolis

No topo da Serra dos Órgãos, tem montanhas e picos conhecidos mundo afora, como o Dedo de Deus ou a Pedra do Sino; a Mata Atlântica é destaque em toda parte: na cidade fica o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O ouro das Minas passava por lá rumo à Baía de Guanabara, de onde partia o butim para Portugal e Inglaterra. O nome da cidade homenageia a imperatriz Teresa Cristina, casada com D. Pedro II. As origens da cidade datam da primeira metade do século 19. Embora a primeira descrição oficial tenha sido feita em 1788 por Baltazar da Silva Lisboa - que em seu relato descrevia a serra e também a Cascata do Imbuí -, foi a partir de 1821 que a região começou a ser ocupada: o português de origem inglesa George March transformou grande gleba em fazenda que ficava onde está, atualmente, o bairro do Alto - onde vou morar, no minibairro de Taumaturgo.

A cidade continua atraindo milhares de visitantes e de novos moradores que, como a família imperial, vêm em busca do clima privilegiado, da natureza exuberante, da tranquilidade. (Principalmente, acrescento eu.)

Data de fundação: 6 de julho de 1891
Gentílico: teresopolitano
População: 150.921
Área (em km²): 771
Densidade demográfica (habitantes por km²): 196
Altitude (em metros): 871
PIB: R$ 1.111.813.000,00 (2006)
Renda per capita :R$ 7.564,00 (2003)
Atividades econômicas: turismo, indústria, comércio e agricultura
Índice pluviomético: média de 900 mm por ano
Temperatura média anual: 20º C
Clima: tropical de altitude

Ah, e o prefeito é do PT... :-)))

Nenhum comentário: